logo
carrinho blog

Opinião do Usuário

Agora você pode deixar sua opinião sobre meus trabalhos aqui no site, basta preencher os campos com seu nome e email e clicar em 'enviar'; em seguida você pode ver o que algumas pessoas já disseram! (Somente opiniões aprovadas são publicadas)

comments(59)
Deixe sua opinião
Enviar
Nome:
Email:
jackeiline 12/09/2016 10:54
Bom dia, Estou procurando pedagogas especializadas em alfabetização fônica aqui em Blumenau, sc. Achei a vocês no site e amei. Gostaria saber qual foi o instituto que vcs ofereceram seus conhecimentos aqui em Blumenau ? Tenho um filho de 5 anos de idade e atualmente esta em uma escolinha que tem método global e construtivista. Felizmente, fiquei sabendo que o melhor método de alfabetização e o fonético. assim que estou em procura de uma escola com essa metodologia. Grata jackeine medina rezza
Renata jardini 10/08/2016 12:14
Pessoal, aqui é a Renata. Obrigada pelo carinho de todos. Quero dizer que nem sempre consigo responder tudo por aqui. Se você quiser falar comigo, deve escrever no FALE CONOSCO ou mandar email para contato@metododasboquinhas que eu respondo rapidinho, ok. Ah, e sobre comprar pela internet, nossa loja é muito segura e em 15 nos de existência, NUNCA tivemos problemas. Mas lembrando, você também pode comprar por telefone. Ligue para a Raquel: 14.3206.2541, ou 21. 98593.0254. Bjsss e muito obrigada.
Gizelda de Fatima Negrão Serafim 09/08/2016 20:00
Amei o curso foi muito proveitoso. Vai ser muito útil na minha sala de alfabetização. Material muito rico.obrigada
Gessimar Carneiro Payu Moura 04/08/2016 04:51
Olá, gessimar mãe de um pre adolecente que tem sídrome down eu venho sempre acompanhando seu trabalho pois a psicopedagoga do meu filho trabalho com esse método da boquinha eu acho muito interessante por isso que eu entrei no no seu site,e, hoje eu estava olhando seu material e, gostei de ums mais quando fui fazer a compra e,onde fala pra colocar o país não tem o Brasil, e eu quero muito comprar esse material, porque eu vejo que vai ajudar muito meu filho ele tem 12 anos e, ele ainda fala pouco el tem muito dificuldade de se expressar .
Esther 10/07/2016 19:07
Adorei tudo o que recebi. Trabalho com alfabetização e tenho uma criança autista. O método das boquinhas será muito útil. Obrigada
marli 28/06/2016 09:00
adorei tudo mas não gosto muito de computador muitos educadores preferem receber o material em casa pois muitos tem dificuldades no computador se puder me ajudar meu email e
Karina Nunes 24/06/2016 21:17
Adorei as informações sobre a dilexia. Sou professora há 11 anos, mãe de três filhos. Há um tempo atrás minha mãe mostrou-me um boletim dizendo que proválvemente eu tinha dilexia. Não dei muita aatenção, mas hoje , lendo esta reportagem , notei que realmente tenho. Sempre fui um pouco (muito) desastrosa, tenho dificuldade com telefones, nomes de pessoas, entre outros itens da lista( mais de 20 com certeza). Mas, apesar disto, e talvez por não ter sido rotulada, tive uma vida normal, mesmo nunca tendo feito nenhum tratamento com remédios por completo, por esquecer de tomá-los, por isso tenho meus três filhos ( pírula nem pensaar, kkk). Parabéns pela reportagem, é de extrema importânciaa que todos saibam, que dilexiaa não limita nimguém, pelo contrário , liberta , sempre fui muito criaativa, tenho iniciativa e ideias mirabolantes!
Benilde Miranda 20/06/2016 13:02
Estou APAIXONADA pelo método boquinhas! Não me vejo mais sem essa ferramenta! Eu indico a todos que queiram melhorar suas práticas. Eu farei todos os cursos! È um investimento com retorno rápido!
Renata 25/05/2016 18:44
Olá Mariana. Sobre o Congresso, olhe tudo lá no campo específico, na página principal, ok. As inscrições começaram com o valor de 180,00, agora estão em 200,00 e chegarão até 300,00, mais próximo do evento. Então corra e faça já a sua inscrição!!! Bjs. Renata Jardini
MARIANA CORRAÇ 28/04/2016 15:09
BOA TARDE............GOSTARIA DE SABER O VALOR PARA PARTICIPAR DO CONGRESSO .......
Valeria 24/04/2016 11:57
Olá! Obrigada por disponibilizar profutos gratuitos.
Eliane Araujo 18/03/2016 20:23
Excelente trabalho ! Atuo com A.E.E.(Atendimento Educacional Especializado) em Rede Pública e tenho feito cursos e aplico todo o trabalho com o método e tenho tido resultados favoráveis na maioria das dificuldades e deficiências !!!Sucesso,parabéns ! Parabéns à CARINA T.BLANCO com quem tem realizado os cursos com Excelência ! Eliane Araujo,aluna e adepta intensiva do Boquinhas,Cajobi,SP.
Marco Azeredo 18/03/2016 09:55
O curso boquinhas, é “UM CURSO BOQUINHAS”. Ou seja, a abordagem ao processo de alfabetização e reeducação é extremamente pertinente, completa, eficaz e versátil. Pertinente, porque é a única metodologia que dá principal ênfase ao processo fonovisuoarticulatório envolvido no processo de ensino aprendizagem na alfabetização e reeducação. Completo, porque o faz de uma forma sequenciada/ encadeada desde do início (pré-escola) ao fim (1º Ciclo). azeredo.marco@gmail.com - Aluno de Portugal
Equipe Boquinhas 18/03/2016 02:13
Olá! A equipe Boquinhas agradece os depoimentos recebidos. Saibam que é com muito comprometimento e muito carinho que trabalhamos para vocês e para a educação brasileira. Quem deseja conhecer sobre a agenda de cursos deve acessar CURSOS na página principal desse site OU digitar http://www.metododasboquinhas.com.br/AgendadeCursos2/CursosAbertos.aspx Outros assuntos podem ser enviados para o email contato@metododasboquinhas.com.br OU no Fale Conosco. Um abraço.
Nelma 28/02/2016 16:56
Gostaria de saber quando terá uma agenda do curso pra SP capital. Desde já obrigada Sou Nelma professora do município de SP
Eligiane 23/02/2016 15:57
Ola sou graduanda em pedagogia e estou no período de tcc, no meu estagio não 1º ano no ano passado estagie em uma sala onde a professora utilizava a metodologia do alfabetizando com boquinhas ensinando para as crianças as boquinhas mas meu estagio foi só do meio do ano para frente e não acompanhei todo o processo, mas fique encantada pois 95% dos alunos ja estavam alfabetizados e o restantes em fase silábica alfabética , e confesso que queria muito fazer meu tcc em cima desde método com o intuito de entender melhor como ele funciona na prática. Assim que me formar quero fazer um curso do método das boquinhas.
Gislaine Cristina 29/01/2016 19:16
Trabalho com educação especial há mais de 20 anos. Entre tantos objetivos a serem trabalhados com crianças especiais alcançar a alfabetização sempre foi o mais difícil. Conheci o método das boquinhas na APAE onde trabalhei por 17 anos, que foi apresentado ao corpo docente pela equipe de fonoaudiólogas que iniciaram e acompanharam de perto a implementação desse recurso. Porém, o meu encantamento aconteceu quando eu participei do curso de formação do método das boquinhas, a formadora foi espetacular, pena não recordar o nome da formadora para mencionar, ainda que de poucas horas foi o suficiente para me apaixonar, adquirir o material e iniciar o trabalho na Sala de Recursos para DI onde trabalho atualmente com uma equipe multidisciplinar incluindo fonoaudiólogas que me orientam. É incrível a diferença que esse material tem feito no meu trabalho, os resultados são ótimos e muitos alunos em pouco tempo começaram a ler! Quando descobri o novo material não resisti e não vejo a hora de chegar para utilizar! A loja do site é eficiente e o atendimento ao cliente honesto! Empresa de confiança! Eu super recomendo! Parabéns a Renata Jardini e toda sua equipe.
Ana Cléa 27/11/2015 12:05
OI tenho uma filha com diagnótico de autismo , ela ainda não fala , mas adora quando falamos e ela fica olhando para nossa boca e tentando repetir o que falamos , muitas vezes con segue, gostaria de saber como posso ajuda-lá com o método das boquinhas e qual livro utilizar?
Viviane Rimes 25/09/2015 23:59
Sou Fonoaudióloga e utilizo o Método das boquinhas com meus pacientes há um bom tempo e só tenho a agradecer e parabenizar a Renata por todos os materiais (ótima qualidade) e pelo sério tranalho q é realizado. Recentemente adquiri o PLIN p/ me ajudar nas avaliações. E sempre que tive dúvidas qto à sua aplicaçao, tendo em vista que é um instrumento novo, fui excepcionalmente muito bem atendida pela Renata, que com sua paciência incansável, estava sempre disposta a me ajudar. Da última vez foi sobre um menino de 14 anos (o PLIN é recomendado até 12 anos). Renata me sugeriu que o utilizasse sim e com seu aval, posso dizer que Foi ótimo aplicar nele, pois este foi o único momento no qual pude ver seu sorriso e sua interação comigo. Ele é extremamente tímido e muito fechado, nem sua Psicóloga consegue fazer com que o mesmo interaja em terapia. Independente do resultado (deu normal, mas os outros revelaram prejuízos na memória de trabalho), já valeu por ver um momento de descontração, algo que não existe (segundo a família) com ele, pois é um menino triste... Ver uma criança sorrir! Isto sim, faz valer a pena a minha profissão! 🍭❤️
Kelle Lima 15/09/2015 20:23
Tenho uma filha que foi diagnosticada com dislexia. No primeiro momento foi um choque, porém depois de muita oração e meditação pude compreender melhor a situação. Ela esta com acompanhamento há 2 anos com Fono e com Psico que trabalham com o Método das Boquinha, e tem sido maravilhoso ver a evolução dela. Esse e-mail é de agradecimento por a autora ter compartilhado esse método que tem ajudado muitas crianças e também adultos. Muito OBRIGADA!!!
Renata Jardini 14/09/2015 12:42
Olá Solange e amigos. Fico muito agradecida pelo carinho e vontade em usar Boquinhas! Saibam que isso em muito nos motiva a trabalhar mais e mais. E ainda tendo como Multiplicadoras, gente competente com a Carla, tudo é muito mais confiável!!! Obrigada a todas!
Solange Cruz 22/08/2015 16:54
Olá Boa tarde!! Meu nome é Solange sou Prof. da Sala de Recursos. Realizei o curso presencial com a Prof. Carla dos Santos em Campo Grande- RJ. Já na 1ª semana mesmo ainda me apropriando do método apresentei o cartaz das Boquinhas e fui surpreendida com algumas ações dos alunos. Trabalho com grupos em dias alternados, um dos grupos são de adolescentes com laudo e sem laudo. Os sem laudo não são alfabetizados e tivemos notícias de certo envolvimento de um deles. No outro dia sem ser o dia deles retornaram e pediram para ficar e foram direto para o cartaz das Boquinhas. Desse dia em diante reacendeu uma esperança de significação da escola que o aluno já estava perdendo. Obrigada a Renata pela sabedoria da criação do método e a Carla pelo carinho e o incentivo. Parabéns e muito obrigada!!!!
carminha 23/01/2015 09:51
Agradeço a Renata e a Carol por mais esse curso EAD maravilhoso, que tanto contribuiu para minha prática psicopedagógica e para minha prática como multiplicadora. O curso EAD de Alfabetização é muito rico e completo, e é conduzido com muita competência apresentando teoria e prática, de modo a tornar o curso um desafio, que nos leva a uma reflexão sobre nossas competências e ao mesmo tempo nos instiga a buscar mais e mais. Parabéns a Carol, Renata e a toda equipe que trabalhou como suporte para que o curso fosse um sucesso.PARABÉNS!!!!
Rosana Borges 22/10/2014 12:05
Gostaria de agradecer a Renata e a Roberta Moura pela contribuição para o meu aperfeiçoamento profissional através do EAD Método das Boquinhas no Desenvolvimento Infantil. Parabéns pela dedicação e pelo trabalho maravilhoso que vocês fazem.
Alessandra Baquete 29/09/2014 22:43
Obrigada Lucileni, que bom ter contribuido. Sucesso para vocês,e espero a equipe no nosso Simpósio de Boquinhas, tragam os seus casos. Um abraço.Alessandra Baquete
Lucileni Tavares 20/09/2014 21:56
Gosto muito do método, fiz meu segundo curso. A multiplicadora Alessandra é muito boa no que faz, partilha muita experiência e conhecimentos. Parabéns Alessandra. Lucileni Tavares, Bela Vista do Paraíso.
Sonia 20/08/2014 17:42
Adorei conhecer você e o material de boquinhas. Estou aprendendo muito com seus cursos. Parabéns pela contribuição em meu aperfeiçoamento profissional e de vida.
maria lucia martins salum Vasques 17/08/2014 22:23
Parabéns Renata pela sua dedicação! Você é encantadora! Tive a oportunidade de fazer os dois cursos com você e sai muito feliz com o que aprendi. Você é fantástica!
Priscilla Velloso 23/06/2014 13:51
Que saudade de você, Renata Jardini!! Quem conhece essa mulher e seu trabalho, engrandece na vida!
Kelly 03/02/2014 09:56
O curso de EAD "Boquinhas no desenvolvimento infantil" é espetacular. Creio que todas as pessoas que ensinam crianças deveriam fazer esse curso, sejam casais que pensam em ter filhos, pais, professores e demais profissionais que almejam a excelência na educação e que desejam transformar vidas.
Helen Marins 02/02/2014 23:07
Realizei o curso Boquinhas no Desenvolvimento Infantil e adorei!! Estou ansiosa para colocar em prática os conhecimentos adquiridos e ver os resultados que, com certeza, serão muito bons. Obrigada à equipe, à minha multiplicadora Andréa e a Renata pela oportunidade. Grande beijoo
Daniele Duarte 06/01/2014 14:08
Iniciei o ano letivo, e estou querendo novidades para 2014. DaniBoquinhas. beijos....
Rosyeri de Souza Cordeiro 29/10/2013 11:38
Particularmente, adoro trabalhar com o Método das Boquinhas. Ele é muito útil e funcional nas terapias fonoaudiológicas. Sem contar que as crianças amam "brincar" com o Remata, Lince e adesivar as boquinhas nas atividades. Enfim, a consciência fonológica e o processo de leitura e escrita fica muito mais prazeroso quando utilizamos o Método das Boquinhas, porque as crianças e adolescentes começam a compreender e a ter êxito nas suas hipóteses de leitura e escrita. É fantástico acompanhar esta evolução através das Boquinhas. Já fiz o curso com a Renata aqui em Blumenau/SC e podem ter certeza que o dinheiro investido é muito bem aplicado diante de tantos conhecimentos adquiridos e tanta satisfação enquanto profissional que auxilia no processo de leitura e escrita de tantas pessoas. Muito obrigada, Renata e equipe.
Gileni Lino da Silva 27/10/2013 15:12
Este método é fantástico, estou amando, agora preciso fazer o curso EAD para que eu tenha mais segurança no meu trabalho de educadora e possa transmitir com mais segurança os meus conhecimentos em boquinhas. bjs adoro usar boquinhas.
sandra 24/08/2013 21:21
Terminei o curso faz uma semana G9. Adorei a maneira como o curso é tratado com seriedade e a disponibilidade da multiplicadora em nos auxiliar com as dúvidas que surgem ao longo do curso. Temos mais uma ferramenta para nos auxiliar em sala de aula MUITO VALIOSA. Valeu Andrea!!!
Neide Shweder 21/08/2013 09:46
EAD BOQUINHAS Acredito que aprendi muito. Muitos conhecimentos obtive, e mais do que isso o curso me trouxe algumas inquietações e vontade de saber mais, por exemplo sobre a neurociência, entre outras. Percebi também como precisamos enquanto educadores estar sempre aprendendo. O material trabalhado é de ótima qualidade e de fácil entendimento. Gostaria de receber informações sobre o curso de alfabetização. Obrigado, continuem propagando conhecimento.
Rafaelle Castro 21/08/2013 09:42
EAD BOQUINHAS Por ser um curso em EAD, vejo que o material é consistente, nos leva a discussões interessantes, resgates importantes que vemos na graduação, antes de iniciar a nossa licenciatura e após algum tempo, o que aprendemos é bem diferente na pratica e neste curso pude expor essas ideias.
Karina Sanches 21/08/2013 09:36
Eu adorei o curso, achei que vocês tiveram um cuidado muito grande em oferecer o máximo de conteúdo teórico e reflexão sobre aquilo que iria ser ensinado através do método das boquinhas, não ficando preso apenas na técnica de ensinar o alfabeto quanto ao seu nome, fonema e articulema. Bem como respaldar todos os requisitos necessários para ter uma boa alfabetização. Gostei das atividades práticas. Os vídeos foram FUNDAMENTAIS para a compreensão dos textos e do método, principalmente nas explicações de como articular os fonemas.No mais parabenizo toda a equipe pela organização do curso, principalmente a professora Renata pela brilhante idéia de inovação no processo de alfabetização através do método das boquinhas. Parabéns a todas!!!!!!!!!
Neuci 31/07/2013 18:56
O conhecimento que este curso me proporcionou foi impar! Sinto por ter sido em uma época em que tenho grandes desafios e novos saberes a buscar e não pude realmente me dedicar como ocurso mereceria. Troquei de função, de alfabetizadora par orientadora. Compromisso com as alfabetizadoras, com seu espaço alfabetizador, com as crianças, com a comunidade escolar. Participando como coordenadora do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa do MEC, trabalho este que também me suga horas de leitura e planejamento. Agora chegando ao “grãnfinale”, sinto que não soube aproveitar devidamente a complexidade do universo vasto desde conhecimentos que me foram proporcionados, mas aprendi, aprendi muito. Me desafiei, me superei, me questionei, desacreditei, desanimei e minha consciência do compromisso com estes pequenos elevou-se. Gostaria hoje de poder retornar a sala de aula e poder por em prática TUDO, tudo o que ficou registrado como teoria. Estou abusando do que consegui absorver e poder modificar práticas ’nazistas” nas ações profissionais, principalmente no que se refere a rótulos, conceitos pré formados em relação as crianças pobres e sem um letramento advindo da educação infantil e familiar. Fiz uma capacitação em 2000 que me fez repensar a alfabetização e a importância das mais diversas áreas a serem trabalhadas com os pequenos, Boquinhas agora veio para se unir aquelas maravilhas que aprendi. APRENDI MUITO, me assustei com o quanto não sabia sobre leitura, e como este processo é penoso se não for bem trabalhado! Aprendi a relacionar atividades aos mais variados segmentos do corpo e da mente. APRENDIZAGEM, renovação, questionamentos são meus companheiros desde que iniciei o curso. Definiria como ESPETACULAR... ainda que a busca seja inesgotável! OBRIGADA Carol e Renata... Neuci Regina Jeremias
neuci 22/07/2013 19:44
Estou na ultima seman de curso BOQUINHAS! Nossa, que enriquecimento para minhas práticas! Muito completo,critico, instigador, reflexivo e modificador! Sem dúvida alguma indico e até ousaria dizer, que deveria ser obrigatório para quem de fato quer fazer a diferença na vida de seus alunos! Perfeito!
Luciana Basilio Ribeiro Ferreira 22/07/2013 09:32
Gostaria de reservar o livro novo Aprender mais que acompanha o segundo ano e terceiro. Já comprei vários livros de vocês e aprendi o metódo para alfabetizar meu filho que estuda na rede la salle de águas claras no DF. Sou Cirurgiã Dentista, e consegui alfabetizar meu filho que teve dificuldades no ínicio da alfabetização devido a não parceria com o professor. Gostaria de continuar acompanhando vocês para ajudar meu filho que hoje lê e escreve graças a ajuda de vocês, e a segunda professora Daniela Mafra da rede la Salle de Águas Claras que colaborou muito( principalmente a Raquel que sempre me atendeu muito bem!). Desde já agradeço pela parceria! Luciana Basílio ribeiro Ferreira.
elizabete 21/07/2013 09:15
Conheci “Boquinhas” através da diretora/amiga do Colégio que leciono. Confesso que já havia escutado falar sobre o método das Boquinhas e acompanhava o trabalho de uma colega, mas nunca havia parado para pensar como poderia me ajudar em sala de aula. Bom, me inscrevi, "conheci" minha tutora e então comecei a me envolver. Alexandra é o nome dela! Mesmo sem a conhecer e sem ouvir a sua voz, ao ler seus e-mails eu imaginava quão doce e tranquila deveria ser sua voz. Incentivando, com ótimas devolutivas, o tempo foi passando...Fim do curso! O curso foi maravilhoso, me deu muitas respostas e explicações que jamais havia percebido. As aplicações, os "testes" foram maravilhosos e eficazes. Continuo lendo muito e também buscando mudanças aplicáveis no segundo semestre dentro da sala de aula. Certamente a minha caminhada com Boquinhas vai se estender e pretendo, além de aplicar, divulgar esse método tão rico. Hoje, sou uma apaixonada por Boquinhas e agradeço a Alexandra por ser parte fundamental neste processo. Se não fosse o entusiasmo e a troca dela eu não teria acreditado e tentado! Obrigada Boquinhas/Alexandra!!! Elizabete Cristina Fernandes Monteiro
Maisa Chaga 20/06/2013 11:50
Uma grande e preciosa experiência, através do curso EAD, fez um auto avaliação como pessoa e educadora. Havendo confronto, desequilíbrio e crescimento. Conseguir perceber-me como uma pessoa no qual precisa ser mais disciplinada, fazer as coisas com mais fundamentação, centralizar mais, observar mais, tudo isso influenciou na pratica pedagógica, onde hoje refaço meus valores pessoais e educacionais. Nossa VI NO CURSO COISAS QUE NUNCA TINHA VISTO NA FACULDADE, se vi, passou batido, meus olhos se abriram, as escamas caíram, hoje tenho um norte, tenho segurança daquilo que preciso e devo fazer, hoje sou melhor, uma coisa é você saber que tem que ir, mas não saber o caminho, outra é ir sabendo o caminho, hoje encontrei o caminho. O curso atendeu todas as minhas expectativas, nunca imaginei que um curso por “correspondência” rsrsrsrs, traria tanto conhecimento, desabrochar, pois na realidade muita coisa será consolidada na prática que já está acontecendo. Como proprietária de escola sinto feliz, pois este sempre foi o norte que buscava e acreditava, mas não sabia por onde começar. Obrigada pelos inúmeros valores acrescentados em minha vida, um presente de Deus, pois creio que irá ajudar a consolidar tudo que já vi até agora. Preciso colar em vocês, AINDA TENHO MUITO A APRENDER, e Eu quero. SAI DO CONFORTO DA MESMICE E FUI PARA O CONFRONTO DA MUDANÇA, APRENDI A PARAR DE ENSINAR MEUS ALUNOS E FAZÊ-LOS APRENDER.
Juliana Lemo Orfanó 14/06/2013 18:41
Gostaria de parabenizar vc Renata, pelo brilhante método desenvolvido e para minha querida amiga e mentora, Carina Teixeira Blanco pelos belíssimos trabalhos desenvolvidos...sou adepta do Curso Boquinhas e utilizo em minha sala de aula de pré alfabetização...na sondagem que fiz com meus alunos nesse 2º bimestre fiquei surpresa, 95% da sala Alfabética...muito obrigada por facilitarem a alfabetização e mais do que isso, torná-la mais interessante, divertida e fácil de entender...Bjos á vcs e mil vezes mais suce$$o...vcs merecem...
Heliana 14/04/2013 22:44
Acabei de fazer um curso de 16 horas do Método das Boquinhas e fiquei apaixonada. Quero aprender muito mais. Obrigada às multiplicadoras Claudia, Marcia e Eliane pelo excelente trabalho! Parabéns à doutora Renata Jardini por tão nobre iniciativa! Espero que essa semente se espalhe por todo o mundo e produza bons frutos. Sucesso pra toda a equipe nesse belo empreendimento!!!
Andrea 13/04/2013 09:23
Sou sua mais nova admiradora. Parabéns pelo trabalho. Assistindo a seus vídeos pude observar que ainda há esperança para nossas crianças em sala de aula.
Marlene Maria de Souza Benhossi 27/03/2013 22:12
O curso veio de encontro com minhas necessidades de atuação em sala de aula. A importância de ter o conhecimento e também o domínio para perceber os sons da fala, bem como transpor esse recurso através do Método Fonovisuoarticulatório e de atividades abrangentes para o pleno desenvolvimento de todas as áreas que facilitem aos alunos um aprendizado gostoso de forma mais lúdica, contemplando todas as etapas do desenvolvimento da criança desde a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, com atividades para favorecer a aquisição da leitura e escrita, iniciando o processo da alfabetização e do letramento, utilizando o instrumento próprio de cada individuo que e a sua própria boca. Sabemos que a apropriação consciência fonológica quando bem desenvolvida facilita o aprendizado da leitura e escrita e deixa a criança mais segura para avançar em diferentes níveis de hipótese de escrita. O curso apresenta um material riquíssimo, para estudo, aplicação e reflexão da prática em sala de aula. As atividades sugeridas no livro são bem explicadas, de fácil compreensão para que possamos desenvolvê-las. Com relação a minha coordenadora de curso, foi muito atenciosa e compreensiva diante das dificuldades que encontrei para conseguir conciliar o curso com os outros compromissos. Mas, só tenho agradecer pelas devolutivas referentes às atividades que se fizeram necessárias durante o curso, pois isso garante o diferencial de um curso bem organizado, visando atender as especificidades de cada momento do referido curso. O curso está me ajudando muito, tanto em sala de aula como no compromisso que assumi junto ao Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, na função de orientadora de estudo em meu município. Durante os encontros do Pacto na UEM com os demais orientadores de grupo pude expor os conhecimentos adquiridos referente ao Curso das Boquinhas. E várias orientadoras ficaram interessadas também em fazer o Curso das Boquinhas, passei o site para eles e expliquei com o curso acontecia. Estou muito feliz em poder compartilhar algo que com certeza trará muitos frutos.
Jacy Ourives 26/03/2013 11:24
Fiquei muito satisfeita com o conteúdo proposto no curso "EAD Boquinhas no Desenvolvimento Infantil", assuntos teóricos importantes para refletirmos a nossa aprendizagem e prática pedagógica. Recorri muitas vezes aos livros para esclarecer o que estava nos textos e as vídeo-aulas foram significativas para compreender toda aquela teoria estudada como também nos sentirmos próximas da autora, parece que já nos conhecemos há muito tempo, esse sentimento ajudou a me comprometer ainda mais com os estudos, pois fazer uma atividade a distancia requer muita disciplina e empenho, fato que até então não tinha certeza que iria ter.
Alessandra 13/03/2013 21:53
Nossa, como eu fiquei triste ( de verdade) por não ter aproveitado esse curso direito.Carina as suas mediações são super pertinentes eu nunca ouvi sua voz mas a ouço quando as leio, seu carinho e atenção vem explícitos em cada palavra de suas mediações. Aprendi com você além do conteúdo a mediar sem falar dos erros. Eu já tinha esse cuidado, mas você faz isso com muito mais sabedoria e eu espero aplicar com as professoras, já até comecei. Acho que depois que eu estudar tudo de novo, estudar o bibliografia vou conseguir aplicar com eficiência esses conhecimento adquiridos aqui.Vou fazer a duas coisas juntas, estudar e aplicar. Renata tem um vídeo que você começa falando que nós já devíamos estar cansada de você. Sinceramente mesmo, a sua voz é muito doce e você conversa com a gente de uma maneira bem leve, parece até que está ao vivo e já nos conhece faz tempo. Não tem jeito de cansar de você e nem do conteúdo. Nossa, como aprendi com os vídeos e os seus textos. Eu tive contato com o método desde o Congresso de Psicopedagogia na faculdade Maquenze em São Paulo á anos atrás e pensava que sabia aplicá-lo , agora entendi que tenho que estudar tudo de novo e muito mais. Quanto a mim, minha participação no curso deixou muito a desejar, deixar textos acumular e a pior atitude que alguém deste curso pode tomar. Acreditem, só agora no final que entendi que tudo é muito fácil é só estudar os textos com o vídeos juntos e pronto já tem uma bagagem considerável de conhecimento pra responder os trabalhos. Mas tudo bem, no próximo não terei mais problema e vou me dedicar mais, principalmente na pontualidade. Olha, o que eu acho que precisa um pouquinho mais da atenção de vocês é a data, no final do ano realmente é super cansativo e atribulado, pelos motivos óbvios, estamos muito cansadas e cheias de serviços nas escolas. Começar em janeiro seria mais proveitoso. Olha gente, eu tenho só que elogiar e agradecer, gostei mesmo da oportunidade de conhecer vocês e o método. Quero que saibam que o tratamento que me deram num período tão delicado desse comecinho de ano foi decisivo para que eu não largasse o curso, e se eu fizesse isso ia perder muito podem ter certeza.Achei o curso muito rico e puxado, vou até fazer o curso de neurociência para aprofundar mais no assunto.Sinceramente estou aqui pensando em como demonstrar pra vocês em palavras como estou feliz e como sinto muito mais motivada para iniciar esse ano.Bem , MUITO OBRIGADA POR TUDO e vai essa oração que vocês já devem conhecer mas eu adoro e ofereço tudo isso pra vocês e que Deus continue iluminando que continuem essa caminhada, que sei, não é fácil mas existem um monte de crianças e professoras esperando por vocês! Beijos!!!! Prece irlandesa " Que a estrada se abra à sua frente. Que o vento sopre levemente em suas costas. Que o sol brilhe morno e suave em sua face. Que a chuva caia de mansinho em seus campos, e até que nos encontremos de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de Suas mãos." Grande abraço / Alessandra Giordani
Claudia 03/03/2013 22:40
Estive em Campinas, com a multiplicadora Isabella. Foi um excelente curso! Tive a oportunidade de conhecer o método das Boquinhas, além de receber muitas informações práticas para meu cotidiano escolar. Fico muito feliz por ver pessoas engajadas em modificar a realidade de nossa Educação. Como diz Celso Antunes, está na hora de renovarmos os "professauros" e ampliarmos a nossa visão sobre a prática educativa. Meus agradecimentos à Isabella e à Andréia e parabéns pelo entusiasmo e disposição em multiplicar conhecimentos.
Nilza Gerling 09/02/2013 20:36
Estamos terminando o curso de Boquinhas na educação infantil, posso dizer que é um curso excelente e que valeu apena. para nós que estamos iniciando o ano letivo vai ajudar e muito em nosso trabalho. aos que puderem, sujiro que façam o curso também.O curso só vem a acrescentar para a alfabetização. Aos tutores e organizadores meu parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido!!!
Marco Azeredo 10/10/2012 08:38
É com imenso prazer que dou o meu testemunho da qualidade ímpar do método multissensorial das Boquinhas, agora que o implementei ao longo de um ano junto de crianças com limitações de moderadas a graves ao nível cognitivo e comunicacional e junto de adultos, que apesar de terem frequentado o sistema público educativo português, nunca lhes foi dada a oportunidade de se alfabetizarem. Assim, junto das crianças foi feito um trabalho de alfabetização e reeducação da leitura e escrita podendo afirmar, após as avaliações de leitura escrita e reconhecimento de palavras, realizadas ao longo do ano letivo, se trata de um método que por si só gera motivação, empenho e sucesso educativo junto de alunos, que no início se apresentaram sem motivação e gosto pela aprendizagem, em virtude se encontrarem no sistema público de ensino português em média à oito anos e nunca lhes ter sido adequadas ferramentas educativas às suas potencialidades e limitações. Ainda em relação a este grupo de alunos e à sua evolução é de se salientar a vontade que os encarregados de educação revelaram por escrito junto da Secretaria Regional de Educação e Formação dos Açores em se dar continuidade pedagógico àquele tipo de trabalho, mas que foi negado pela mesma entidade, alegadamente por falta de enquadramento legal. Resta-nos agora refletir um pouco do que é que se pretende por autonomia das escolas versus qualidade do ensino. No respeitante à alfabetização dos adultos, com a aplicação e adequação do livro EJA, conseguimos que alunos com idades compreendidas entre os trinta e três anos e os oitenta e uma anos, em que alguns deles apresentavam concomitantemente limitações acentuados ao nível auditivo, memória de trabalho e de longo prazo conseguiram apresentar uma evolução muito acentuada. Resta-me agora, agradecer a todos os alunos, pequenos e graúdos, por me terem dado a oportunidade de ter trabalho com eles e como não poderia faltar à doutora Renata Jardini pelo apoio incondicional que me deu ao longo de todo este processo, que não se encontra concluído, bem pelo contrário, ainda agora começou.
Graça Koga 10/10/2012 08:37
No dia 18 de novembro, encerramos o curso de 40 horas em Mandaguari/Pr. As coordenadoras e professoras participaram das palestras e atividades práticas realizadas durante o curso com empenho. Para finalizar o ano letivo, acontecerá no Hall do Módulo Cultural, uma exposiçao de fotos com os principais momentos dos encontros e também dos trabalhos que as professoras realizaram com o Método das Boquinhas na sala de aula. A Equipe de coordenadoras e as professoras estão de parabéns pelo trabalho realizado e a confiança no Método das Boquinhas. Valeu!!! Multiplicadora Graça.